Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O QUE É A CAMPANHA SALVE O PLANETA?

A Campanha Salve o Planeta é uma ação de comunicação ambiental, que visa a conscientização ecológica, o incentivo à práticas sustentáveis e ao consumo verde, direcionada à sociedade e podendo contemplar em menor grau o ativismo político (apartidário)

Falamos em direcionar mais especificamente esse trabalho para a sociedade, pois acreditamos que no tipo de sistema em que vivemos, a sustentabilidade é uma questão que diz respeito muito mais a nós, cidadãos comuns, a sociedade civil e suas instituições e a boa vontade da iniciativa privada do que propriamente a criação de leis (principalmente aqui no Brasil, onde cria-se leis mas pouco e fiscaliza e se executa). É claro que também precisamos de leis severas e que se cumpram e vamos cobrar por isso também, mas o que queremos fazer aqui é promover uma transformação  de “baixo pra cima”, de modo a nos fazermos protagonistas dessa mudança, sem esperar APENAS pelo Governo.

Essa campanha gira em torno de uma logomarca, com o nome, o slogan e o blog da Campanha. A mensagem do slogan mostra a relação de dependência mútua que existe entre o planeta e a sociedade, pois na justa medida em que precisamos dele - uma vez que é dele que extraímos os recursos necessários à nossa sobrevivência - ele também precisa de nós, no sentido de que o preservemos.


Essa logomarca está disponibilizada no blog e nas redes sociais em domínio público, para livre utilização e você poderá baixa-la e utiliza-la de diversas maneiras como forma de adesão a esse movimento, tais como usar em camisetas, roupas e acessórios e divulgá-la principalmente através da internet. Fazendo isso sempre de uma forma sustentável, reduzindo e compensando ao máximo os impactos ambientais que possam ser gerados por cada ação de divulgação.

A idéia é fazer com que a sociedade internalize esse conceito de vida sustentável, integrando-o ao seu conceito de ética e fazendo da sustentabilidade um hábito cultural e uma prática diária. O uso de sua logomarca é apenas uma simbologia, uma demonstração pública da pessoa ou organização que a utiliza, para afirmar sua posição de cidadão ou instituição sustentável perante a sociedade. 

OBJETIVOS: Em linhas gerais, o grande objetivo da Campanha Salve o Planeta é a conscientização das pessoas quanto à necessidade de se preservar nosso planeta, incentivando a prática da atitude sustentável no dia-a-dia das pessoas e o engajamento em projetos e iniciativas que promovam a responsabilidade socioambiental. Isso significa, incentivar o surgimento de “agentes ambientais anônimos”, uma vez que não são as grandes ações isoladas que produzem transformações no mundo, mas sim as várias ações individuais praticadas pela maioria das pessoas. Significa também incentivar o surgimento de novas lideranças socioambientais e novos empreendedores sociosustentáveis na sociedade. 

 
A MARCA DA CAMPANHA
A logomarca da campanha está disponibilizada em domínio público, para livre utilização e comercialização. Para saber como utilizá-la e participar da campanha clique aqui.

 
MISSÃO
Criar no Brasil uma grande campanha de comunicação ambiental, visando a conscientização ecológica e o incentivo à atitude sustentável, estimulando as pessoas a fazerem uso do logotipo com o nome, o slogan e o blog da campanha, sendo ele uma marca símbolo de aceitação, apoio e adesão a esse movimento.
 
VISÃO
Transformar esse logotipo em uma marca nacional da sustentabilidade e fazer dessa iniciativa a maior campanha de comunicação ambiental do Brasil, gerando com isso grande influência na sociedade no que diz respeito à conscientização coletiva para a adoção de práticas ambientalmente responsáveis.
 
VALORES
Campanha Salve o Planeta está fundamentada em sete valores:
1.    Ética
2.    Paz
3.    Justiça
4.    Democracia
5.    Respeito aos direitos humanos
6.    Inclusão social
7.    Desenvolvimento sustentável. 

REGRAS

A Campanha Salve o Planeta está sustentada em quatro regras máximas, que são os princípios que visam contribuir para uma maior adesão de pessoas, promovendo assim uma mobilização socioambiental de massa. São elas:
1.    Equilíbrio
2.    Apartidarismo
3.    Laicidade
4.    Convergência

Conheça melhor as regras da Campanha clicando aqui



QUAIS SERÃO AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA CAMPANHA?

A Campanha se comunicará com a sociedade principalmente através de ações de comunicação externa (marketing de guerrilha e intervenções urbanas), assim como através de ações de comunicação virtual (internet e redes sociais).